segunda-feira, 10 de maio de 2010

ORGANIZANDO SUAS ROUPAS NA TROCA DE ESTAÇÃO

Sei que tem gente que odeia arrumar armários e closets. Tem gente que chama alguém para fazer (minha cunhada me chama SEMPRE (e eu adoro!)). Tem gente que tem mais jeito para a coisa. Outros não sabem por onde começar (Cy!)...Pensando nessas pessoas resolvi colocar aqui algumas dicas. Lá vai...
1. POR ONDE COMEÇAR...
Eu começo tirando tudo aquilo que não uso mais ou que não serve. Se paro pra pensar: "será que vou usar??"tiro na hora...se chego a ter dúvida é porque não uso mesmo.
*Conforme tiro, já vou pensando para quem dar e vou separando em diferentes sacolas. Pois com o passar do tempo observei que algumas pessoas que recebiam minhas roupas não davam o devido valor, ou aceitavam só por aceitar. Por isso agora penso bem em quem vai REALMENTE aproveitá-las. E as dôo de coração!
2. FRESCURINHAS QUE FAZEM A DIFERENÇA...
a. Meus cabides são todos de uma única cor e ficam virados para o mesmo lado, assim como as roupas quando penduradas (facilita na hora de achá-las).
b. Cintos, lenços, echarpes, tops, etc. ficam em caixas abertas (de palhinha ou plásticas), pois as vezes não usamos alguns acessórios porque não os vemos.
c. Sachês com  cheirinho agradável espalhado pelo armário ou closet fazem a diferença.
3. HORA DA TROCA...
Ao início de uma nova estação devemos trocar de lugar as nossas roupas. Acabou o verão. Tratemos de guardar vestidinhos e biquines para uma parte mais alta do armário e deixe à mão as peças que serão usadas na estação atual.
4. SETORIZAR 1...
Acho que facilita muito setorizar roupas da seguinte forma: regatas cavadas numa pilha, camisetas com estampas em outra, camisetas básicas (de uma única cor) em outra, mangas longas juntas, malhas, casaquinhos e assim por diante. Coloque numa gaveta ou caixa suas roupas mais esportivas, para que, na hora de malhar, tenhas tudo junto para escolher.
5. SETORIZAR 2...
Além das roupas por afinidade, as separo também por cores. Começo com as brancas, beges, amarelas e assim por diante.
6. PENDURANDO-AS...
Na parte de pendurar uso o mesmo critério: coletes, camisas começando pelas sem manga, depois as de manga curta, longa, casaquinhos, blasers, túnicas, vestidos..Procuro setorizá-las por tipo e comprimento.
7. GAVETAS...
Tenho uma só de soutians de bojo (guardados abertos, um após o outro, pois bojo não pode ser dobrado ou colocado um pra dentro do outro que estraga.). Lingerie pode ser empilhadinha ou em colméias (aquelas de separar meias). Já as meias separo as mais esportivas, as com estampa, as de nylon, as meias-calças...Procuro guardar em gavetas mais altas o que tenho que pegar todo dia/hora, e nas mais perto do chão guardo o que não preciso sempre. Pijamas também ficam em gavetas.
8. SAPATOS...
Separe-os também por modelo: sapatilhas juntas, os de salto, os de festa, botas cano curto, cano longo, tenis, etc.
9. ARMAZENAMENTO...
Tem gente que diz que o melhor é guardar roupas que estão fora da estação em sacos escuros... Pode até ser, mas a minha experiência me ensinou que quanto mais ventiladas, melhor. Sendo assim, procuro não abafá-las e uso aqueles copinhos anti-mofo (escondidinhos!). FUNCIONA BEM!
10. NUNCA ESQUEÇA: Tranqueira é acúmulo de energia negativa. No momento que convivemos somente com o essencial, abrimos espaço para coisas novas e a energia positiva flui!!
BOA SORTE!
Beijos.

7 comentários:

mood.board disse...

Ahh, essas dicas cairam como uma luva pra mim. Aqui no sul o outono já se foi há tempos e o frio veio sem piedade. Tive que mudar o guarda-roupas todo. Guardar as roupas de verão em outro lugar e por as de inverno em um lugar mais acessível. Amei
Beijos

Monika Gothe disse...

Estou adiando a organização no meu armário. Mas com esse post até meu deu vontade, rsrsrsr.
Ótimo incentivo, e ótimas dicas!
Bjokas

Unknown disse...

Ôpa, está ajudando e despertando desejos de organizar. parabéns Jaque, o nosso: MUITO OBRIGADA!

Monika Gothe disse...

Oi querida
Eu aqui novamente, rsrsrs
Mas desta vez para lhe oferecer um selinho.
Bjokas

Andressa disse...

Por sinal, meus armários estão te esperando!
Bjo !!!

Pat disse...

Jaque...tu és demais!!
Dicas valiosíssimas...essa dica dos sutiãs de bojo...nossa eu não sabia que eles não podiam ser guardados um dentro do outro e sim, abertos...vivendo e aprendendo! Beijos e te cuida... pra voltar com todo gás e ainda mais charmosa...:D

Dani disse...

não sou tão organizada como tu, mas também tenho minhas regrinhas. Ótimas dicas.
Beijinhos
Dani