sábado, 20 de setembro de 2008

TER AMIGAS PRODUZ O HORMÔNIO OXITOCINA



Um estudo publicado pela Universidade de Los Angeles, Califórnia, indica que a amizade entre mulheres é algo verdadeiramente especial.
Descobriu-se que as amigas contribuem para o fortalecimento da identidade e para projetar o nosso futuro.
Constituem um remanso, diante de um mundo real cheio de tempestades e obstáculos.
As amigas ajudam-nos a preencher os vazios emocionais das nossas relações com os homens e ajudam-nos a recordar quem nós somos realmente.
Após 50 anos de investigações, identificou-se que existem substâncias químicas produzidas pelo cérebro que ajudam a criar e manter laços de amizade entre as mulheres. Os pesquisadores, homens na sua maioria, surpreenderam-se com os resultados desses estudos.
Quando o hormônio OXITOCINA é liberado como parte da reação das mulheres frente ao stress, elas sentem a necessidade de proteger os seus filhos e de se agruparem com outras mulheres.
Quando isso acontece, produz-se uma quantidade ainda maior de oxitocina, que reduz o stress mais agudo e provoca um efeito calmante.
Estas reações não aparecem entre os membros do sexo masculino porque a testosterona, que os homens produzem em altas quantidades, tende a neutralizar os efeitos da oxitocina, enquanto os estrógenos femininos aumentam a produção do hormônio oxitocina.
Depois de repetidos estudos, demonstrou-se que os laços emocionais existentes entre as mulheres que são amigas verdadeiras e leais contribuem para a redução dos riscos de doenças ligadas à pressão arterial e ao colesterol.
Assim, ter amigas ajuda-nos não somente a viver mais, como também a viver melhor.
O estudo sobre saúde indica que quanto mais amigas tem uma mulher, maior probabilidade ela terá de chegar à velhice sem problemas físicos, levando uma vida plena e saudável.
Nesse mesmo estudo, observou-se também como as mulheres superam um momento crítico, como a morte do cônjuge, e percebeu-se que as mulheres que podiam confiar nas suas amigas reagiram sem doenças graves e recuperaram-se num lapso de tempo menor do que aquelas que não tinham em quem confiar.
O estudo concluiu que a amizade entre as mulheres constitui uma fonte recíproca de força, bem-estar, alegria e saúde!
Diante disso amiga, chego à conclusão de que o melhor é abandonar a academia, marcar muitos almoços, cafés, jantares e beber, comer e fofocar bastante, não é?
Pense bem, é uma questão de saúde!!!!!
Esse texto dedico à: Helen Kuhn, Lica, Sonia Fassina, Lu Lubianca, Jaque Panato, Andrea Rihan, Claudia Nasi, Karin Dietz, Nina Kuhn, Marcia Duarte, Diana Loureiro, Andressa Bresolin, Janine Marum, Vivi Abreu, Tais Jaeger, Virginia Finckler, Maria do Carmo Zim, Cris Beis, Patricia Perez, Monica Becker, Claudia Fornari, Silvana Sottomaior, Sonia Freitas, Miminha, Tuta Zirbes, Vivi Klein, Aline Vaccaro, Nana Finger, Andréia Sartori, Andrea Steiner, Claudia G de G, Paula Corrêa, Dani Travi, Debora Mello, Fabiana Sá, Fê Montenegro, Janice Pilau, Flavia Zanettini, Gigi Fauri, Leila Martinez, Monalisa Spaniol, Nilse Busato, Val Venturella,Carla Amorim, Cy Sperb

7 comentários:

Taís Jaeger disse...

Querida Jaque ! Feliz por estar no teu seleto círculo de amigas , desejo que a vida nós leve sempre em caminhos bem próximos , para que , juntas ,continuemos dando boas risadas das " engraçadas cenas que a vida oferece" !!! Adorei teu Blog ! Parabéns ! Bjs !!

luciane disse...

Amei o blog !bj Lu Lubianca.

Helen Kuhn disse...

Amigammmm!
Será que este hormônio funciona com amigas inseguras? Achei o teu número de amigas muuuito grande!
Mas o hormônio produzido pela "amigamm_irmã_quase_tri-gêmea" certamente é mais forte!
Um grande beijo
Te amo
Helen Kuhn

jaqueline panato disse...

Muito legal saber que faço parte da tua amizade,pois já fazias daminha!!!!!!!!              Bjos da vagaba moorrrrr!!!!!!!!!!!Jaqueline Panato

Anônimo disse...

JAQUE!!! ACHO CHIQUERRRRIMO TER AMIGA COM BLOG, ESTE HORMONIO, COM O NOME HORRORRRRRROSO ACHO QUE TAMBÉM PEGUEI EM ALGUM LUGAR QUE SENTEI, SÓ NÃO SEI BEM AONDE! QUE BOM QUE TE CONHECI E FAÇO PARTE DESTA TURMA DE GURIAS LEGAIS!!! MUITOS BEIJOS LICA LAPA!!
PS ACABEI DE CHEGAR DO SHOWWW DAAAAA IVETE PIRIGUETI E ESTAVA UMA DOIDEIIIIRA !!!!!

Márcia Duarte disse...

Jaque!
Adorei o blog.Fiquei muito feliz por estar na tua lista de amigas.
Te acho demais! Você merece tudo de bom!
bjos,
Márcia Duarte

Diana Loureiro disse...

Beijo, amiga !!! Tudo de bom fazer parte desta seleta lista!!! Tu és um docinho!!!! Vou pedir um exame para a Lu para ver o nível do hormônio, deve estar muito a mil!!! beijo,beijo,beijo!