quarta-feira, 21 de outubro de 2009

NIETZSCHE & EZE




Acabo de devorar minha revista da "Le Lis Blanc" que sempre recebo, e dentre as maravilhas do conteúdo desta edição encontrei uma reportagem sobre um lugar na França que fiquei BABANDOOO!!!
Conheço Paris, Bordeaux, Nice, Cannes, Mônaco, mas nunca nem tinha ouvido falar de EZE. Vou reproduzir aqui pra vocês algumas partes da reportagem:
" Friedrich Nietzsche escreveu que as cores da Riviera "parecem ter atravessado uma peneira de prata, desmaterializadas, espiritualizadas". Provavelmente o filósofo alemão constatou isso do topo da Vila de Eze, onde adorava arejar a cuca e colher boas ideias: "Não somos como aqueles que chegam a formar pensamentos senão no meio dos livros. O nosso hábito é pensar ao ar livre, andando, saltando, escalando, dançando", eternizou depois de zanzar por ali. Hoje, as rampas inclinadas por onde Nietzsche caminhou estão sinalizadas com plaquinhas [FOTO 1] que nos instigam a repetir seus passos." (...) As casas feitas de turbie (pedra francesa típica)[FOTO 2] são pequenas, pegadas umas às outras, mas comportam bem as 20 famílias que vivem entre comerciantes e forasteiros. As alamedas estreitas tem a sua razão de ser: quanto mais apertadas, mais ventiladas, seguindo a cartilha térmica da arquitetura secular.(...)Se Nietzsche realmente chorou, com certeza não foi em Eze."
Não preciso dizer que lembrei de ti,né Paulo???
Quero ir pra lá....Beijinhoss

3 comentários:

Cris Felix disse...

Nossa que lugar lindo *_*
Babei!


;*

chêrinho ;*

Paulo disse...

Ah,Jaquelineeeeee!Que delícia vir aqui...que lugar é esseeee?Adorei a última frase:se Nietzsche chorou foi em Eze!Lindo isso!

Por minha parte,obrigado pela lembrança!

bjs!

Anônimo disse...

Eu tb recebi essa revista e fiquei encantada com o lugar! Adorei seu blog!
Bjs,cereja em conserva!