domingo, 6 de dezembro de 2009

ABOLIR PRESENTINHOS????


Fiquei sabendo a respeito do livro entitulado "SCROOGENOMICS" (ainda sem título em português) do economista americano, Joel Waldfogel, e fui logo buscar mais informações a respeito do assunto. O escritor defende a idéia que encher a árvore de Natal de pacotes coloridos é uma maneira segura de destruir riquezas.

"(...) quando saímos de casa para comprar uma roupa ou um CD, sabemos escolher direito. Mas, quando outras pessoas escolhem por nós, a relação entre valor e preço fica negativa. "

"Dar dinheiro seria mais simples, mas na maioria dos países há um estigma associado aos presentes em dinheiro. Em certas situações, eles são considerados até mesmo rudes", diz Waldfogel. Os vales contornam, em parte, esse mal-estar – além de dar maior poder de escolha ao presenteado. Finalmente, as cartinhas ao Papai Noel não são uma má ideia. "E com isso espero provar que não sou contra o Natal", afirma Waldfogel. "Apenas contra dar os presentes errados."

RESUMINDO: ganhamos muita coisa desnecessária, e nossa casa se enche de "cacarecos". Segundo o autor, seria muito mais proveitoso se ganhassemos dinheiro ou vale-presentes para comprarmos coisas úteis e necessárias para nós mesmos. Acabaria aquela coisa do presentear só por presentear, tipo "missão-cumprida", e faríamos uso daquele valor de forma mais proveitosa.

BELO PONTO DE VISTA!!
O QUE VOCÊS ACHAM?

3 comentários:

Paulo disse...

Interessantíssima a teoria dele,acho que tem muita verdade,masssss...mudar certas tradições...é difícil!Quem sabe...




bjs,Jaque!Ótima semana!

Carol disse...

Ah, eu até gosto de receber presentes em dinheiro. Realmente vou lá e compro o que estou precisando.

Mas receber o presente em si é ótimo também! A gente pode ter surpresas maravilhosas além de ver que algumas pessoas prestam mesmo atenção nas coisas que nós gostamos...

e se errarem as trocas existem pra isso mesmo! hahahah

Beijos!

Anônimo disse...

Daquelas tias que vc só vê em pouquíssimas reuniões de família ou aquela pessoa que nada tem a ver com vc, tb acho melhor presentinhos em dinheiro ou vale compras em cartão... Mas daquela pessoa que tem intimidade com vc e te conhece, dar dinheiro parece uma eliminação de toda e qq proximidade... Prefiro os velhos presentinhos...

Bjs